Cabide de Fuxico para Colar

Artesã(o)

Yvone Lobato

Exibição:24.03.2015

Contato:[31] 3295-1631

E-mail:fitlaser@fitlaser.com.br



Compartilhe esse vídeo

Detalhes da Aula

Cabide de Fuxico para Colar - Yvone Lobato

Clique na imagem para ampliar

Materiais

Equipamentos Necessários:
1. Fit Laser II com o Kit fuxico.
2. Enrolador
3. Cartela de molde FL 18
4. Cartela de molde FL 112
5. Cartela de molde FL 68
6. Cola quente

Materiais:
1. 20 cm de cada cor de tecido 100% poliéster, leve, tipo Cristal, Musselina e Voal nas tonalidades branca, rosa claro e rosa;
2. 20 cm de tecido 100% poliéster no tom verde musgo;
3. Retalhos de Feltro amarelo;
4. 20 Palitos de algodão doce;
5. Tinta para tingir roupas na cor verde musgo (para tecido de algodão);
6. 1 m de fita de cetim branca, largura de 2 cm;
7. 1 vasinho de floricultura diâmetro 12 cm, comum de plástico;
8. Saco plástico para revestimento da argila, pode ser sacola;
9. 2 kg de argila;
10. 50 cm de tecido estampado branco com rosa para revestimento do vaso.

Passo a Passo

Revendo o DVD Fit Laser:
a) Assista ao DVD que acompanha a Fit Laser II e reveja como fazer:
i) Fuxico virado
ii) Recortes sem desfiados
iii) Recorte pétala boleada
iv) Fuxico de bico
v) Flor de fuxico

Preparando os recortes:
b) Utilizando a cartela de moldes FL18, faça 100 recortes de círculo maior nas cores variadas de rosa e branco, lembrando que cada flor necessitará de 5 recortes.
c) Utilizando o Voal verde musgo, faça 40 fuxicos de bico ou fuxico pétala medindo cerca de 4 cm:
d) 100 recortes de flores de fuxico na tonalidade verde musgo. Utilize a cartela FL 68, flor de 6 pétalas no tamanho pequeno, sendo que 20 servirão para sépala. Para fazer estas 20 sépalas, você não precisa apertar muito o alicate franzidor, como mostra o DVD, pois a selagem do tecido ficando fraca é mais fácil espetar o palito.
e) Utilizando a forma de fuxico n.2 faça 16 fuxicos e vire-os como mostra o DVD
f) Utilizando o kit FL 112 de pétalas boleadas, faça 20 miolos com o Feltro amarelo. Em cada lado côncavo do miolo, preencha com cola quente e deixe esfriar, visando fazer o preenchimento e manter a forma arredondada.

Como formar cada flor:
g) PREPARANDO O CABO:
i) Faça ponta num dos lados do palito, utilizando um apontador de lápis ou estilete, e corte os palitos cerca de 20 cm.
ii) Utilizando a tinta verde musgo, prepare-a como manda o fabricante e jogue num tabuleiro sobre os palitos que você quer tingir. Deixe secar.
iii)Espete os palitos já tintos nas 20 sépalas (item "d" acima) empurrando-a até a proximidade do outro lado do palito que não tem ponta, a cerca de 1 cm .

h) PREPARANDO AS PÉTALAS E MONTANDO A FLOR:
i) Dobre cada recorte de círculo ao meio, no sentido do viés do tecido, e simule um franzido de costura no entorno do círculo (utilize um alfinete ou mesmo uma agulha sem linha). Observe que se você espetou por cima, deve também finalizar em cima, isto para dar o efeito esperado das pétalas. Isso pronto, aperte o local franzido no alicate franzidor e passe na sua Fit Laser para selar. Antes, porem, retire a agulha e puxe a pétala para cima, visando deixar o mínimo de tecido fora do alicate ( pois queremos que sobre somente o tecido suficiente para promover a selagem). Faça 5 pétalas
ii) Una uma pétala a outra colando com cola quente, na proximidade do franzido, fechando um anel.
iii) Sobre as 5 pétalas, cole o miolo feito com a pétala boleada no Feltro amarelo e, já previamente preenchido com a cola quente, que estará fria, dê um novo pingo de cola e coloque o cabo. Encaixe a sépala por baixo para dar o acabamento na sua flor.
iv) Cole dois fuxicos pétalas na cor verde musgo medindo cerca de 2 dedos abaixo da sépala e depois 1 dedo abaixo da folha, observando que deverá ficar uma folha para um lado e outra para o outro lado em altura distinta.
v) Faça as outras 19 flores da mesma forma.

i)PREPARANDO O VASO:

i) Coloque a argila dentro de um saco plástico e aperte-a bem para tomar a forma interna do vaso, retire a argila no saco plástico e feche a boca do saco com o auxílio do alicate franzidor.
ii) Recorte um círculo o suficiente para cobrir o vaso por fora e deixe uma sobra para dentro do vaso (cerca de 6 cm). Passe uma cola e vá colando o tecido visando ficar bem esticado no entorno de todo o vaso.
iii) Agora recoloque a argila já com o formato do vaso sobre as beiradas internas do revestimento, fixando o tecido melhor.
iv) Sobre o plástico, vá colando as demais flores de fuxico verde musgo (item "d" supra) formando assim os matinhos. Observe que você deve colocar somente uma pequena quantidade de cola, pois terá ainda que espetar todas as flores, o acúmulo de cola irá impedir de firmar as flores no local desejado.
v) Prepare a fita de Cetim com os fuxicos brancos, colando os fuxicos na fita e depois colando a fita no vaso a cerca de 4 cm abaixo da boca. Dê um pingo de cola quente para firmar (atrás e na frente), já emendando a fita.
vi) Faça um laço de fita com 40 cm e dê um recorte em "V", utilizando a Fit Laser. Posteriormente, dobre a fita e passe no fio quente da máquina na inclinação desejada.
vii) Faça um fuxico n. 2 e um fuxico n.1 de tons diferente para enfeitar o miolo do laço e cole-o sobre a emenda da fita.
Montagem do arranjo final.

j) MONTAGEM:
i) Sobre o vasinho, previamente preenchido com a flor do fuxico verde, espete a primeira flor ao centro
ii) Depois, vá contornando ao redor do vaso com as flores. Perceba que você deve colar as flores com uma inclinação maior que a do vaso para que a flor não fique reta. Preencha todo o contorno.
iii) Preencha o vão com as outras flores.

Vídeo Relacionados

Vídeos Relacionados
Vídeos Relacionados
Vídeos Relacionados
Vídeos Relacionados
Vídeos Relacionados
Vídeos Relacionados

Avaliação

nenhum voto   Avalie esta vídeo aula
nenhum voto  
    • Currently 3.5/5 Stars.
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
nenhum voto  
nenhum voto  
nenhum voto

Gostou dessa aula? Coloque aqui seu comentário