Matérias

Professor Sassá - 29/03/2007

O Professor Sassá é um personagem do artesanato, que ficou muito conhecido graças ao seu trabalho educativo. Há escolas que utilizam suas revistas como material didático. O que estimula o imaginário e ajuda, positivamente, na construção do banco de imagens cultural da criança. É a implantação do artesanato como instrumento no auxílio da aprendizagem infantil. Assim, os alunos desenvolvem sua criatividade e raciocínio, o que ajuda na resolução de tarefas escolares.

A nossa equipe acompanhou uma aula que a criançada aprendeu sobre a Literatura de Cordel, poesia popular impressa em folhetos rústicos expostas para venda pendurados em cordas. Chegou ao Brasil, através dos portugueses, na segunda metade do século XIX, e é encontrada principalmente na região Nordeste do Brasil.

Aprenda a fazer a Literatura de Cordel:

Material:

Bandeja de isopor
Tintas plásticas na cor azul
Pincel
Lápis
Cartolina nas cores: branco e azul

Passo a passo:
Transfira o risco do molde, ou da figura desejada, para a bandeja de isopor. Reforce o lápis no contorno para definir bem o desenho.
Usando o pincel, espalhe a tinta plástica azul sobre todo o desenho da bandeja, que servirá como um carimbo.
Pressione o isopor sobre a cartolina branca, para transferir o desenho, retire com cuidado. Corte o papel deixando 1 cm de margem. Cole sobre a cartolina azul com 1,5 cm maior que cartyolina branca para forma a moldura.